Denise Stoklos é uma atriz, diretora, dramaturga, coreógrafa, encenadora e multiartista brasileira nascida em Irati, no Paraná. Uma das artistas brasileiras que mais levou o teatro brasileiro para fora do país, apresentando-se em 33 países em mais de 7 idiomas. Há mais de cinco décadas praticamente sozinha no palco, Stoklos revela-se única por várias razões, desde sua auto-afirmação enquanto atriz brasileira no exterior até sua força estético-política de uma mulher que optou por inconformismo declarado e consciente e que não se rendeu à teatralidades fáceis.
Especializou-se em mímica na década de 70 na Inglaterra após sair do Brasil numa perspectiva de quase auto-exílio e desde então sua pesquisa teatral voltou-se para o estudo detalhado do corpo resultando numa linguagem que sublinha a potência da presença física do ator em cena. Em 1987 lançou o manifesto do chamado "Teatro Essencial", nome dado à proposta artística que a artista percebeu estar desenvolvendo na prática de seu ofício com singularidades muito específicas. Depois disto, o "Teatro Essencial" tornou-se a proposta que carrega as características de tudo o que acredita ser teatro e que leva, portanto, sua assinatura enquando criadora desta proposta. Longe de ser um método muito menos um sistema, seu "Teatro Essencial" consolida-se mais como uma filosofia teatral por carregar de maneira muito consistente os desejos e ideologias dessa atriz-autora num cenário onde as vertentes pós-dramáticas são muito vastas.
Neste manifesto ela sistematiza pela primeira vez o que já vinha constatando na prática. Dessa maneira, o que escreve e estabele como fundamentos do seu teatro é reflexo de intensa prática e experimentação corporal no palco de anseios maiores: como transformar a cena contemporânea e como personalizá-la?Estabelecer para si aquilo que lhe representa em termos tanto estéticos como de escolas artísticas.
Segundo Stoklos ela sempre quis "trocar a fantasia da composição teatral pela presença viva do ator". Assim pontuou no manifesto onde delineou as características da sua proposta artística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário